Quem Somos

O Colégio Lusitanos é um local onde prevalece a qualidade e o tratamento personalizado de cada criança respeitando a sua individualidade.

Procurando um Ambiente Familiar ambicionamos que todas as crianças se sintam em sua casa.

O nosso maior objetivo é a Felicidade das nossas crianças num espaço pensado e criado para elas, encontrando um meio natural para o seu desenvolvimento e crescimento.

A nossa maior Alegria e o que nos move é saber que todas as manhãs os nossos meninos acordam cheios de vontade de ir para o seu Colégio.

O que procuramos Incutir

Temos como base os grandes valores humanistas. A educação não se restringe ao ensino, mas engloba uma educação para os valores em que o respeito pelo outro, pela diferença e a tolerância e solidariedade são essenciais.

Promovemos a educação para a cidadania. Ser cidadão responsável e consciente dos seus direitos e deveres, valorizando a dimensão ética, é fundamental para uma vida harmoniosa em sociedade.

Defendemos a autonomia e independência. Aliados a um espírito de grupo e de família, onde a afetividade impera, distinguem-se os valores de expressão individual, de liberdade de pensamento e autonomia no processo de ensino-aprendizagem, como pedras basilares para um desenvolvimento harmonioso e responsável.

Valorizamos a responsabilidade, disciplina e participação. A expressão da individualidade de cada aluno é enquadrada pelo respeito das regras de funcionamento coletivo, no sentido da responsabilização e interiorização dos valores.

Defendemos a globalidade da formação do indivíduo. Apostamos na dimensão plural da realização criativa e da inovação, valorizando as vertentes de expressão plástica, a formação musical, desportiva, científica e tecnológica.

Promovemos a construção autónoma da aprendizagem, enquadrada pela comunidade educativa. Com base na experiência e nas vivências pessoais, valoriza-se o saber fazer e as metodologias ativas - aprender a aprender -, centrando o processo de ensino-aprendizagem no aluno.

• "Quem Somos"